Marketing Cultural

Marketing Cultural

Veja a matéria publicada
no portal Cultura e Mercado,
escrita por Kluk Neto

"Ao longo das duas últimas décadas, os artistas brasileiros, empresários, profissionais de marketing e tantos outros grupos nas organizações, se depararam e trabalharam rodeados por algumas expressões como “Marketing Cultural”, “Atitude de Marca” e outras que se celebrizaram como moeda corrente no jargão do mercado, tais como “Responsabilidade Social Corporativa”, “Investimento Social Privado” e as ações ligadas à ideia de “Sustentabilidade”.

Saber o que está por trás destes termos e como eles se convertem em motivações para a ação das forças econômicas e sociais das empresas é importante no caminho do conhecimento para os profissionais que pretendem se relacionar com o universo empresarial para conseguir apoio aos seus projetos sociais, culturais, artísticos, esportivos ou outros.

O entendimento das dinâmicas que podem se estabelecer nos ambientes de financiamento de projetos (ou mercados de recursos) pode partir da visão de que TUDO o que as empresas e também as organizações governamentais fazem, o tempo todo, é “Marketing”.

Falamos aqui do “Marketing” em um sentido amplo, na percepção de que as organizações, sejam elas empresas (com vistas ao lucro) ou de outra natureza (sem fins de lucro) estão em permanente relação de troca com diversos públicos de interesse que com elas interagem.

O que nos aparece, como produto final das ações de patrocínio cultural, ao esporte, das ações relacionadas à sustentabilidade ou ações de marketing relacionadas à causas é, em última instância, uma imagem, percepção, sentimento ou ligação que cada um em particular tem com o objeto da ação.

Uma ação vinculada à arte erudita por si tem efeito diverso daquela relacionada à arte como instrumento de ação social, assim como uma ação relacionada a um determinado esporte de aventura é diversa daquela que patrocina uma competição hípica. Toda as ações, no entanto, têm por princípio comum a intenção de provocar uma conexão com aqueles que são afins aos diversos temas/áreas.

A diversidade de valores, ondas de tendências no pensamento da sociedade, assim como a gama de afetividades daí inerentes, compõem um fluxo social complexo de valores, comportamentos e preferências. Esse é o ambiente sutil onde trabalham os profissionais de marketing para sintonizar a atenção do público com o qual as empresas e organizações buscam se relacionar.

A comunicação com o público nesse nível de interação é muito diferente daquela que se cria numa ação de marketing, por exemplo, totalmente voltada para o resultado de venda de produtos e serviços. Embora a venda de produtos ou serviços seja a base de sustentação econômica das empresas, num ambiente complexo de relacionamento com os seus públicos de interesse, a venda de uma empresa passa inevitavelmente pela conquista de uma posição na mente e nos corações das pessoas, que demanda um trabalho que se situa num outro campo de ação.

Estamos falando aqui, de construção de reputação e criação de afetividade com o consumidor que é multifacetado.

 

..."

Produção cultural

Diferencie sua marca
e contribua com a cultura

    Confira alguns benefícios de investir em cultura:

    •  Novos mercados: Diferencie o mix de comunicação da sua empresa através do marketing cultural e conquiste novos clientes.
    • Responsabilidade Social: Melhore a atitude e a comunicação da sua empresa com a sociedade, e ajude a comunidade local. Conte com nosso apoio para elaborar e executar de planos de contrapartida social para ações de marketing cultural.
    • Mídia espontânea: Um bom trabalho de articulação pode render muito mais burburinho e compartilhamento do que algumas mídias pagas. Revistas, blogs e portais estão sempre esperando para divulgar os mais diversos tipos de produções culturais. Garanta seu espaço entre as notícias e posts. Conquiste seguidores e seja compartilhado.
    • Valor econômico: No mercado atual, os ativos intangíveis, ou seja, sua marca, sua reputação e seu ativismo, possuem importante papel de em termos de valor econômico agregado, e também representam boa vantagem competitiva. Inovação, sustentabilidade e responsabilidade social são exigências do mercado contemporâneo. Atualize os valores da sua empresa.

    Veja o que podemos fazer,
    e
    marque uma reunião.

    • Consultoria em marketing cultural e Economia Criativa.
    • Planejamento executivo  plano de negócios para produções artísticas e culturais, independentes ou financiadas.
    • Plano de comunicação e design, integrado com campanhas em mídia social, email e mídias espontâneas.
    • Captação de recursos, patrocínios e parcerias.
    • Plano e execução de contrapartida social.
    • Gestão operacional e acompanhamento de produção e eventos culturais.
    • Planejamento de recursos, gestão financeira e prestação de contas de projetos culturais.

    Nossas produções

    Clique para conhecer os projetos

    Blog Ateliê Criativo - Plataforma online de curadoria e divulgação de talentos de Santa Catarina focado em fomentar e promover a produção artística local, também projetos de design e empreitadas criativas.

    Orquidofolia - Exposição de arte visual da artista Lu Mori que esteve em exibição em 2013 na sede da UMAPAZ Parque do Ibirapuera, São Paulo, e em 2014  no Espaço Cultural Governador Celso Ramos, em Florianópolis - SC.

    Diário de Estudos Botânicos - É uma iniciativa artística espontânea de Luciane Mori, em desenvolvimento ao longo de 2014 em parceria com a bióloga Muriel Assumpção e Jardim de Calatéia. As espécies ilustradas são escolhas aleatórias da artista, encontradas no dia-a-dia, na praia, em jardins, nas frestas do calçamento, etc. Já foram ilustradas espécies comestíveis, outras com usos terapêuticos, e também muitas plantas nativas de Santa Catarina. Estudos feitos por hobby e prática, sem o rigor acadêmico-científico, mas trazendo na medida do possível algo de informativo.

    Sarau na IlhaPortal colaborativo com publicações autorais sobre Florianópolis e que aborda pautas de arte, natureza, turismo, bem-estar e atividades culturais que rolam no Hotel Torres da Cachoeira.

    Exposição coletiva Ilha Variegada - Alexandre Freire, Anita Damas, Lu Mori e Tereza Martorano são os artistas que trazem cores nessa exposição coletiva que ficará aberta ao público até agosto de 2016 no Hotel Torres da Cachoeira.