blog Ateliê Criativo

#002 Panapaná | Xilocoletivo

A beleza da borboleta é sempre cativante!
Melhor ainda quando em coletivo. Panapaná é isso.

Nesta edição, a Exposição Virtual do Ateliê Criativo traz uma mostra de marcenaria de luxo, fruto de trabalho colaborativo e artesanal. 

panapana3.jpg

Já se foi o tempo em que “a forma seguia a função”. Os funcionalistas que perdoem, mas estética é indispensável. E quando a função se mescla com a beleza e apresenta características do trabalho genuinamente humano, é algo bonito de se ver! É isso que representam as borboletas desta coleção: além de oferecerem função estrutural, elas enfeitam e reforçam o aspecto humano envolvido no processo artesanal e colaborativo de produção. 

Todo o trabalho desta coleção é orgulhosamente feito sem pregos nem parafusos. As ´amarrações´ são feitas com cortes angulares complementares encaixados e colados, chamados “borboleta” e “rabo de andorinha”. O acabamento é impecável e enche os olhos.

O trabalho é todo feito de maneira artesanal, aliando às ferramentas elétricas (serras, desempeno, desengrosso, tupia, lixadeiras) as ferramentas manuais (formão, plaina, lixas, lápis, réguas). O caráter artesanal dos encaixes é realçado pela escolha das madeiras, que valoriza as cores, texturas e outras particularidades, num trabalho cuidadoso que confere a cada peça uma individualidade e calor que  a afastam da homogeneidade mecânica da linha de produção. Em equilíbrio, a sutileza, o inusitado, a tradição. Tudo feito com madeira, cola, talento e paciência.

Este trabalho primoroso foi desenvolvido pelo XILOCOLETIVO – grupo de woodworking – oficina inspiradora instalada no sul da ilha de Floripa, numa ladeira bucólica entre pés de goiaba.

O grupo de woodworkers nasceu das mentes criativas e das mãos habilidosas de Fernanda, Kota, Gabriel, Flávio e João.

O interesse pelo trabalho com a madeira aproximou os amigos, que desenvolviam protótipos na oficina de maquetaria do curso de arquitetura na UFSC. A marcenaria dava-lhes a possibilidade de ir além do projeto, de participar de todas as etapas de execução até  o resultado concreto.  Hoje, formados, escolheram a paixão pela marcenaria como trabalho – e hobby ao mesmo tempo. O resultado deste trabalho apaixonado você vê abaixo.

Visite: www.xilocoletivo.blogspot.com
Projetos exclusivos e sob demanda.
Para encomendar, escreva para xilocoletivo@gmail.com