blog Ateliê Criativo

#13 Mundo Encantado | Nandinho

Valendo-se de simbolismos e poesia, Nandinho exprime com desenhos e pinturas a sua forma pura e particular de ver o mundo. Este Mundo Encantado de Nandinho, como ele mesmo batizou, é sua terra imaginária onde tudo é lúdico e sem malícia. 

Nandinho nasceu e cresceu na praia vendo os pais surfarem. Até que cansou de observar e caiu na água para se tornar surfista, situação que o levou a competir e conhecer diferentes lugares do mundo. Da mesma maneira como seguiu os passos dos pais no surf, Nandinho desde garotinho admirava a pintura das avós e começou a pintar com elas. Quando uma lesão no ombro lhe tirou a oportunidade de continuar surfando, a paixão pela pintura ganhou tempo e significado na vida dele. Então, o que a princípio era para ele uma fuga de problemas pessoais, pouco a pouco o ajudou a canalizar seus conflitos internos para tornar-se pura expressão. Sem poder surfar ele combinou os dois prazeres herdados de família, arte e surf, e pintou muitas pranchas de surf, e continua pintando também em suportes mais convencionais, como as telas que apresentamos nesta Exposição Virtual.

Buscando harmonia no seu próprio mundo, a sua arte ressalta um dualismo em uma realidade paralela onde o bem sempre vence o mal, duelo representado inclusive na assinatura das telas que é cortada por duas linhas paralelas levemente divergentes e o ponto central, que para Nandinho “representa a gente nessa batalha do bem e do mal”. A realidade é deformada segundo a percepção e estado de espírito, os traços são soltos, o colorido é brutal, a poética é pura.  

Para mostrar um pouco mais do Mundo Encantado de Nandinho nós fomos ao Parque Estadual do Rio Vermelho para acompanhar a evolução de um trabalho, enquanto Nandinho plantava uma flor no pinheiral. O resultado você vê nessas fotos. Clique para ampliar.

Curta página da ZN Produtora Cultural para receber informações sobre as próximas Exposições Virtuais. Visite a fanpage Espaço de Nandinho. Veja mais sobre o Nandinho no blog da Empty Clothing Co.