blog Ateliê Criativo

#14 Códice cotidiano | Galvão Bertazzi

Muitas coisas me cativam nas artes, entre elas, aprecio especialmente o seu poder de revelar o trivial, de pôr em destaque aquilo que de tão repetido já não chama a atenção. A beleza está aí, no olhar instigante, capaz de propor um sentido novo na habitual paisagem cotidiana. Galvão Bertazzi – cartunista, pintor, escritor, editor, produtor, músico, etc. – faz isso com muita acuidade e ironia. Me divirto com o tom satírico e profundo nas tirinhas que compõem a Vida Besta, gosto ainda mais da estética grunge que vejo nos trabalhos do Galvão.

Nas pinturas aqui apresentadas o traço marcante de Galvão se volta para uma dimensão mais misteriosa da existência. Com essa pegada ocultista Galvão nos coloca diante de um universo repleto de significados, por vezes evidentes, outras vezes escondidos entre camadas de simbolismo.

Obras feitas com tinta acrílica e marcador em lona. Use as setas para passar as fotos.

Os pergaminhos, apinhados de mensagens sobrepostas, enganam os que pensam se tratar de um processo caótico de criação. Ao contrário, Galvão conta que tudo é metódico e cada elemento das composições surge numa associação de instinto visceral, sugestão e minúcia. Esses aspectos estão presentes tanto na linguagem do trabalho artístico como no trabalho de comunicação que ele cria como cartunista da Vida Besta – com um plus de humor ácido e autocrítica nas tirinhas. Vale seguir, e também conhecer as outras facetas de Galvão Bertazzi. Siga as produções autorais no Facebook. Para ver obras à venda, visite o acervo da Cor Galeria.


QR-CODE-blog-Atelie-criativo.jpg

___
O projeto editorial do blog Ateliê Criativo está passando por reformulações para melhorar a experiência de todos. Em virtude das adequações no projeto, a periodicidade das Exposições Virtuais foi temporariamente reduzida para edições bimestrais. Assim, teremos mais 3 edições neste ano! Siga a ZN Produtora Cultural no Facebook e acompanhe as novidades.