blog Ateliê Criativo

Floripa em sépia e preto-e-branco

Exposição Virtual em edição especial de aniversário de Floripa!

Tecnopolo e ao mesmo tempo cenário de bucólicas fazendas de ostra. Cosmopolita, e ao mesmo tempo provinciana. Esta é mesmo uma cidade cheia de peculiaridades e com uma história ímpar. A começar pelo nome, que gera controvérsias até hoje. “Florianópolis” pareceu apropriado para o deputado Genoíno Vidal, que em 1894 propôs mudar o nome da então “Desterro”, num contexto político muito conveniente, após os sangrentos episódios da Segunda Revolta da Armada. A proposta foi endossada pelo homenageado, o presidente Marechal Floriano Peixoto, e o nome foi trocado pelo governador do estado, Hercílio Luz.

Deixando de lado as controvérsias, as fotos que mostramos nesta Exposição Virtual contam um pouco da história da Ilha de Santa Catarina, em imagens que encantam tanto pelo registro histórico como pela sensibilidade de quem fez cada fotografia, tudo explícito em sutilezas capazes prender o olhar. 

Foi na fanpage Fotos Antigas da Grande Florianópolis, no Facebook, que vi pela primeira vez uma compilação espontânea e colaborativa de fotos históricas de Floripa. A fanpage é mantida por Pedro Eugênio, conhecido como Velho Lobo do Mar entre seus seguidores. Com colaboradores online, e uma boa dose de dedicação, Pedro Eugênio faz esse valioso trabalho de curadoria espontânea, sempre mostrando facetas pouco conhecidas de Florianópolis.

Aqui mostramos uma pequena seleção feita por meio de uma curadoria coletiva que conta com registros disponibilizados por Heike Weege no blog Fotos Antigas de Florianópolis. Nem sempre estão disponíveis informações precisas sobre as fotos, como o nome dos fotógrafos e o ano exato em que foram tiradas. Estão contextualizadas com informações cedidas pelo Velho Lobo do Mar, por Heike Weege, ou encontradas na rede. São bem-vindas quaisquer informações que possam esclarecer as imagens apresentadas.  Para fazer suas sugestões, veja o número da foto e preencha o formulário abaixo.

Todos tentam

Mas até agora ninguém conseguiu uma foto com uma perspectiva melhor do que essa da Ponte Hercílio Luz. ;]

"Equilibrista da Ponte Hercílio Luz", Lourival Bento, 1975. 

Nessa empreitada em prol da disseminação da história local também estão Instituições públicas como a Casa da Memória de Florianópolis. Inaugurada em 30 de março de 2004, a Casa da Memória de Florianópolis é um centro de documentação da vida social e cultural do município. O órgão reúne, restaura, organiza, preserva e divulga registros visuais, sonoros, bibliográficos e documentais relativos à história, à memória, à identidade e à produção cultural da cidade. Parte do acervo é composto de doações feitas pela população. Vale visitar e conferir os registros pessoalmente!

Feliz aniversário para a terra de Floriano, ou Nossa Senhora do Desterro, ou Ilha de Santa Catarina, ou Ilha da Magia, ou como você quiser chamar. Esta é uma terra linda e cheia de história. Sinto-me feliz em poder compartilhar a Ilha com vocês.

Agradeço ao fotógrafo Marco Cezar® , o pessoal da Casa da Memória de Florianópolis, a equipe do blog Fotos Antigas de Floripa,  e o Velho Lobo do Mar pela oportunidade de reunir estas imagens.