blog Ateliê Criativo

#010 Retratos | Driin

"No retrato que me faço
- traço a traço -
às vezes me pinto nuvem,
às vezes me pinto árvore...
às vezes me pinto coisas
de que nem há mais lembrança...
ou coisas que não existem
mas que um dia existirão...
e, desta lida, em que busco
- pouco a pouco -
minha eterna semelhança,
no final, que restará?
Um desenho de criança...
Terminado por um louco!" 

No poema de Mario Quintana a incessante busca por identidade ao longo da vida vai do lúdico ao insano, passando pelo ingênuo, o ocasional, o etéreo. A metáfora ressalta o caráter polissêmico da palavra retrato.

VIIDA, Fine Art e Tattoo 
Clique para ampliar.
Photo: Bruno Sampaio.

 

Retrato é sentimento, muito além da mera representação. Retrato é presença e ausência de vida. E quando consideramos o ponto de vista do artista que retrata, todo retrato é autorretrato, afinal, é o espelho de si concretizado no mundo. Retratar é transcender o próprio corpo, e acender a centelha de vida no que antes era só cor e forma. Neste ponto, já dá pra entender por que o estúdio do artista Driin se chama Viida e como esta coleção é capaz de traduzir seu trabalho na mais poética coerência.

Além de temas recorrentes da obra do artista – como a figura feminina, o consumo viciante e alusões náuticas –, nesta coleção chama nossa atenção o conjunto de molduras escolhidas por Driin, que evidenciam um caráter barroco da vida contemporânea. A moldura deixa de ser acabamento para integrar o retrato de maneira indissociável.

Obras criadas com técnica mista. Navegue com as setas do teclado, se preferir clique nas setas.


Para ver as imagens ainda mais ampliadas, e para fazer download, clique na galeria ao lado. 


Entre tantas atividades, Driin é tatuador profissional há quase 10 anos, ativista do movimento de street-art em Floripa, já lecionou oficinas, participou de exposições no Brasil e Alemanha, e por aí vai. O artista é formado em Design Gráfico e pós-graduado no Mestrado em Artes Visuais, ambos na UDESC. Se você mora em Florianópolis, ainda vai ver o traço do Driin nos muros, na pele e onde mais chamar por Vida.

Entre em contato com Driin pelo email, ou pelo Facebook.  Visite o estúdio Viida para conhecer de perto o seu trabalho ou fazer uma tattoo.

Participe do evento virtual no Facebook para deixar seus comentários. E compartilhe com seus amigos. 

Clique aqui para conferir o resultado do sorteio que entregou uma camiseta da coleção do artista Driin.


Exposição virtual na décima edição

Nós da ZN estamos muito contentes e gratos por todos que visitam, curtem, comentam, compartilham, participam de sorteios e, de várias maneiras, ajudam a incentivar a produção artística em Florianópolis. Agradecemos aos artistas que participaram das Exposições Virtuais de 2013: Lu Mori, Xilocoletivo, Fabio Dudas, Viti, Marcelo Barnero, Anita Damas, Nestor Jr, Andre Pedrini e Driin.

Encerramos as Exposições Virtuais de 2013. Voltaremos com a programação normalmente em fevereiro de 2014. Aguarde!

O blog Ateliê Criativo anuncia chamada para Exposição Virtual, 2014. Se você é artista e mora em Florianópolis, mande sua proposta! Sem custo, sem burocracia. Veja como participar.