blog Ateliê Criativo

#009 Toy art(ists) | André Pedrini

Outubro é mês de brincar, e a oportunidade perfeita de um toque lúdico para a história da arte.

Nesta edição especial de Dia das Crianças o blog Ateliê Criativo apresenta uma coleção inédita de toyart do designer André Pedrini, da qual tive a felicidade de participar desde o conceito: Toy artists – peças lúdicas e divertidas de woodworking que representam grandes artistas da pintura mundial. 

Conheci o trabalho de André Pedrini em maio deste ano quando deparei com seus simpáticos bonecos feitos de madeira, na Casa COR Santa Catarina. Me apaixonei de cara, e procurei conhecer o criador das criaturinhas quadradas e engraçadas.

A ideia desta coleção começou num bate-papo despretensioso, e depois, a partir dos meus rabiscos – bem toscos e sem travas técnicas – André transformou o que era um conceito em um trabalho muito autoral e lindo de se ver. 

Lu Mori, curadora no blog Ateliê Criativo, e André Pedrini com os 8 bonecos de madeira da coleção Toy art(ists).

Desta curadoria posso dizer seguramente que a única dificuldade foi selecionar os 8 artistas: Da Vinci, Rembrandt, Monet, Renoir, Van Gogh, Klimt, Matisse e Dalí. Afinal, existem tantos outros artistas que poderiam figurar neste grupo, eu sei... mas gosto de pensar que este “time” é apenas o começo para uma série com enorme potencial para novas edições.

Como caricaturas esculpidas, os Toy artists incorporam traços que remetem a cada artista. São detalhes marcantes, como o incrível bigode de Dalí, ou uma única orelha para Van Gogh, em alusão a um fato biográfico: ele cortou um pedaço da própria orelha direita, em 1888.

Por várias razões – desnecessário elencar –, André Pedrini gosta de trabalhar com madeira reaproveitada e nesta coleção não poderia ser diferente. Entre refugo de produção e material de demolição, ele conseguiu peças de peroba, roxinho, canela-preta, jatobá e garapeira, que dão forma aos artistas de madeira. Sempre expressivos, parecem prontos para levantar e sair andando, ou melhor, pintando.

O potencial imersivo e cativante desses bonecos me faz pensar: “por que fazemos bonecos e brinquedos violentos para nossas crianças?”. Ainda não tenho filhos, mas quando eu puder compartilhar desse privilégio, espero poder dar de presente de Dia das Crianças para meu filho um magnífico Monet, ao invés de um (nem tão) incrível Hulk. Tenho orgulho de participar da concepção e de poder lançar esta coleção junto com André Pedrini.

Navegue com as setas do teclado, se preferir clique nas setas. 


 

Para ver as imagens ainda mais ampliadas, e para fazer download, clique na galeria ao lado. 

 

André Pedrini formou-se em desenho industrial na FAAP. Tem mais de 15 anos de experiência como designer gráfico e diretor de arte, tendo trabalhado em escritórios de design e agências de propaganda. 

 Como designer de produto, é conhecido por seus móveis e objetos feitos em madeira e ferro, todos produzidos por ele mesmo em uma oficina de marcenaria em Florianópolis.

É impossível falar do seu trabalho sem mencionar o projeto internacionalmente conhecido da Arara Nômade. Criado em parceria com Ricardo Freisleben da Oboio Design Studio, resume bom gosto e praticidade, e foi premiado no Salão Design da Casa Brasil e no Museu da Casa Brasileira. 

Entre em contato com André Pedrini pelo email, ou pelo FacebookConheça mais sobre o trabalho do designer no site oficial. 

Participe do evento virtual no Facebook para deixar seus comentários. E compartilhe com seus amigos.