blog Ateliê Criativo

#006 Pela própria natureza | Marcelo Barnero

”Não se preocupe, mãe. Já tenho meu plano de aposentadoria. Quando o corpo não aguentar esse ritmo que vivo hoje, vou sentar na frente do cavalete e viver de arte.”

Foi assim que Marcelo Barnero – skatista profissional – respondeu às aflições da sua mãe há mais de 20 anos.

Em 2007, com 40 anos e muito repertório visual acumulado, fez sua primeira exposição de trabalhos de arte, já com uma poética bem consolidada e estética muito genuína.

Designer gráfico, ilustrador, grafiteiro e skatista profissional, Barnero sempre esteve intimamente ligado ao desenho, ao esporte e à natureza. O esporte é sua paixão, e sobre as rodas do skate e da bike ele encontra na natureza a inspiração que leva para seu trabalho artístico, que tem como “assinatura” o pássaro voando leve, como joia da natureza. “Os pássaros fazem duas coisas que me encantam: voam e cantam”, frase do artista que reflete a liberdade e singeleza da sua arte.

Seus desenhos estão presentes em shapes profissionais de skate, em tênis personalizados, capacetes, livros e canecas. Quem já viu o trabalho do artista, reconhece os pássaros que povoam a paisagem urbana de Florianópolis em graffitis que trazem cor e alegria em muros abandonados. 

Pássaro: assinatura de Marcelo Barnero nos muros abandonados.

Sua técnica foi desenvolvida ao longo de anos de experiência como designer e ilustrador. Para fazer os trabalhos desta exposição o artista usou tinta acrílica sobre tela e técnica mista.

Na natureza estilizada, a profusão de cores e a exuberância de detalhes fazem de cada obra um convite à imersão.

O tamanho de cada tela está indicado ao lado da imagem. Clique para ampliar.

O skatista Marcelo Barnero, aposentado pelo joelho, não se rende. Continua pedalando pelas trilhas de Floripa. Hoje ele constata satisfeito o que “profetizou” para sua mãe, e vive profissionalmente do seu trabalho artístico.

Para encomendar trabalhos ou fazer contato com Marcelo Barnero, veja o facebook do artista.