blog Ateliê Criativo

#005 Enlace | Viti Grosman

"Enlace:
1.  m. Acción y resultado de enlazar o enlazarse.
2. Unión, conexión de una cosa con otra.
3. En los medios de transporte, empalme: en la próxima parada se realiza el enlace con la línea cinco.
4. Casamiento: los amigos más íntimos de la pareja fueron los testigos del enlace.
5. Persona que sirve de intermediario, especialmente dentro de alguna organización: enlace sindical.
6. quím. Unión entre dos átomos de una molécula."

Os que acompanham o blog Ateliê Criativo podem estranhar a introdução em espanhol, afinal nossas postagens focam a produção artística de Florianópolis... mas espera lá! Vamos explicar...

Apesar do título em espanhol, a série Enlace apresenta o trabalho do artista local Viti Grosman, na época em que viveu em Barcelona, em 2008 – ainda começo da crise econômica e do aumento do desemprego.

Os desenhos desta exposição traduzem a emoção e percepção do artista, que foi para a Espanha com objetivo de aprimorar seu trabalho ao se matricular num curso de especialização, mas que, diante do cenário não esperado de recessão, foi obrigado a desistir do plano inicial e escolher meios heterodoxos de especialização.

Tendo adiado o curso, junto com a noiva começou uma série de roteiros culturais que, segundo o artista, “valeram tanto quanto um curso”.

Os enlaces—conexões de trem e metrô – eram recorrentes em seus itinerários. Nos passeios Viti colecionava sentimentos e impressões, que então viraram desenhos. A temática do transporte é muito presente nos trabalhos, com representações claras (e às vezes nem tanto) do metrô, bicicletas, ruas, etc.

Entre os elementos pictóricos que compõem os desenhos também se destacam as lágrimas, recorrentes em quase todas as telas. Lágrimas que podem ser interpretadas como nostalgia e saudade da terra natal, mas que também representam a aura do momento de crise que o país vivia.

Os trabalhos são de 2008, e medem 70x50cm (e alguns 50x70cm).  São feitos com técnica mista sobre papel: acrílica, latex, caneta marcador, e colagem em alguns.

Os desenhos despretensiosos e rápidos de Viti mostram um domínio libertador do traço que conta com o erro e usa vários componentes caóticos, formando no todo uma unidade sensível e carregada de emoção, como você vê abaixo. Clique nas miniaturas para ampliar. 

Viti Grosman é formado em comunicação social, especializado em ilustração aplicada, artista expressivo e pai em tempo integral!

Para fazer contato com o Viti, veja o site do artista. E se quiser encomendar ou comprar obras de Viti Grosman entre com contato com a Cor Galeria de Arte.